sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dança,bailarina,dança...



Dança,bailarina,dança...
Põe nos teus passos toda a harmonia
E toda a poesia nas pontas de teus pés
Em gestos nobres,faze surgir a fé!!!
Gira,bailarina,gira...
Vai girando e semeando amor,
Mais depressa que as voltas do mundo,
Pra que haja tempo de matar a dor!
Baila,bailarina,baila...
Traze contigo a primavera
Pra florir os campos,florescendo a Terra,
Numa explosão de cores que tua dança encerra.
Faze de tua arte uma suave prece
Capaz de enternecer os corações de pedra
Faze tua música soar tão alto
Calando assim os estopins da guerra!!!
Mostra ao Homem que o teu bailado
Expressa a vida nesse simples ato...
Onde o amor é tudo,onde o amor é nato.
Que em teus saltos ponhas tua garra
Seguindo sempre a luz de teu clarão,
Quebrando muros para unir os povos
Num universo único,onde se dêem as mãos.
Abre tua alma,no esplendor da dança...
Não desistas nunca e verás,enfim,
Bailar no campo,doce e cálida esperança,
Em meio às flores de um lindo jardim...

So You Think You Can Dance.

Estava olhando o vídeo da audição de Lauren Froderman, vencedora da sétima edição do programa So You Think You Can Dance.


Gostei tanto que pesquisei sobre ela. Assisti a vários vídeos, mas me apaixonei mesmo por este.
Mas vale a pena assistir a todos os vídeos dela. Além de ser uma excelente bailarina, tanto que ganhou o programa, tem uma ótima criatividade em suas composições.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Adeus China" O Último Bailarino de Mao



Em um vilarejo extremamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no 'Livro Vermelho de Mao' e nas pobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiões da grande visão de Mao. O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. 'Que tal ele?', ela pergunta. Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela - o último bailarino de Mao, o queridinho do Ocidente. Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos.

Vale a pena ler esta emocionante história!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Junho Festivo

O mês de Junho é muuuuuuito festivo. Todo dia, em muitos lugares uma nova concentração de pessoas pra festejar a cultura popular.
Nosso país, dono de uma riquíssima cultura, nos dá formas, cores e tirmos pra festejar com danças esse mês tão alegre.



A Escola Dançarte não poderia ficar de fora desas comemorações e já participou de muitas delas. E olha que o mês ainda nem terminou rs.

Marcamos presença no Arraiá da Mira. A professora Karla Danielly, uma das diretoras da Escola Dançarte, foi jurada do evento organizado pela TV Mirante - Filiada da Rede Globo, que escolheu a melhor quadrilha do Maranhão e que irá representar o estado no concurso Regional que acontecerá em Pernambuco.


 A Escola Dançarte também esteve presente na Festa Junina do Centro Educacional Arco-íres em Porto Franco-MA 


A Festa Country da Centro de Educação Inclusiva Peter Pan, em Imperatriz-MA também foi um momento marcante, com alunos regulares e alunos com necessidades especiais, que não se limitaram e entraram na dança.



A Prof. Márcia Gabriela, também diretora da Escola Dançarte, conduziu os mais de 200 alunos das duas escolas em danças que mostravam toda a cultura do nosso país.

E as festas ainda não terminaram.

Dia 01 de Julho tem a Festa Caipira da Escola Dançarte.
Serão momentos muito bons com nossos alunos e professores. Até lá!!!

A Dança e os seus benefícios para um corpo saudável

 O Artigo abaixo foi escrito pela professora Márcia Gabriela e publicado na Revista Saúde deste mês. A Revista Saúde é uma publicação do grupo M&M Comunicação e Marketing. 
A Professora Márcia Gabriela assina a coluna "Corpo em Movimento" da Revista Saúde, que tem distribuição no Estado do Maranhão.




 “Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente  clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano.  Eu louvo a dança! Ser humano, aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você”


    A citação de Santo Agostinho nos dá uma idéia de que a dança atraiu as gerações passadas. A necessidade do ser humano de buscar na dança algo mais que um entretenimento nos mostra que a dança continua a ser uma forte opção de exercício até as gerações mais contemporâneas.

    Praticantes e inclusive os profissionais de saúde exaltam os seus benefícios.  A fisiatra Cláudia Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, revela que a medicina realmente recomenda a dança, justamente por ser uma atividade prazerosa e capaz de proporcionar um condicionamento físico muito bom.  ‘Além dos inúmeros benefícios, a dança conta com os efeitos psicossociais, já que possibilita um aumento do  convívio social, podendo ajudar a desinibir, além de relaxar’, enfatiza a fisiatra.

             A dança é uma atividade extremamente prazerosa.  Quando você dança, libera a endorfina, o hormônio da felicidade.  É muito mais fácil alcançar os objetivos quando você faz alguma coisa com prazer.
             A dança em si, traz muitos benefícios para o corpo e também para a mente. É considerada uma forma de expressão, uma atividade que vai além do exercitar-se.
             A primeira coisa que podemos destacar é o trabalho com todo o corpo, fortalecendo os músculos, queimando calorias, de uma forma bem divertida e não tanto cansativa. Muitas pessoas preferem a dança à musculação, pois não é tão monótono, além de ficar com um corpo trabalhado.
             Normalmente a dança proporciona flexibilidade, autoconfiança, elasticidade, além de muitas outras coisas, como prevenir o envelhecimento precoce. Isso sem contar que é possível ajudar no relacionamento, as pessoas ficam mais confiantes, conseguem se expressar melhor, além de conhecer várias culturas.
           Outro beneficio muito importante é a resistência física, pois a dança exige muito do corpo, melhorando o sistema cardiovascular e a capacidade pulmonar. A dança também ajuda a fortalecer os ossos, evitando casos de osteoporose. A dança aumenta a disposição do praticante, os benefícios são os melhores possíveis.
           Com o auxílio da coreografia, o aluno aprende o ritmo, descobrindo novas possibilidades em seu próprio corpo. A dança, que está nas festas, nas ruas e até em quem não sabe dançar, traz a mistura da arte e do exercício físico, que pode agregar saúde, bem-estar e conhecimento do corpo a quem pratica.

           A dança como uma atividade física resulta em grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. É uma atividade aeróbica e focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da atividade. Trabalha a frequência cardíaca, musculatura esquelética e articulações, podendo ser uma boa aliada para se perder peso.
Uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias. Dependendo do tipo e intensidade do movimento, até mais.

          A busca por uma escola especializada é necessária, pois a cobrança em torno da modalidade escolhida e o programa de aula será executado de maneira mais intensa e específica para a necessidade de cada aluno. Além disso, o aluno será acompanhando por uma profissional da área, o que é muitíssimo importante, pois é preciso tomar alguns cuidados durante a aula de dança, para evitar dores nos joelhos, coluna e tendinites, já que a atividade provoca um movimento repetitivo nas articulações.

              A importância do alongamento, feito antes e depois das aulas, serve para o preparo do corpo. Após as atividades o alongamento é de menor intensidade com o objetivo de relaxamento muscular. Se a prática da dança for muito intensa, exigindo horas de dedicação e mais de duas vezes na semana, é recomendada uma preparação da musculatura e do condicionamento. Fora isto, a dança pode ser praticada por pessoas de todas as idades e perfis.

              A dança aumenta a disposição e os benefícios são os melhores possíveis. Então não perca mais tempo. A dança vai trazer muitos benefícios para a sua saúde. Dê preferência a uma escola especializada e tenha prazer em exercitar-se. Você só tem a ganhar.











Márcia Gabriela
Professora de Dança
Especializada em Ballet Clássico e Dança Contemporânea

domingo, 19 de junho de 2011

Nas pontas...

Ver uma turma se apresentando nas pontas a primeira vez é uma satisfação imensa como professora mas, ver essa turma, em especial, foi mais que satisfação, foi um privilégio, um momento ímpar.


Uma turma onde se vê um futuro espetacular como bailarinas (e olha que elas iniciaram seus estudos no ballet já grandinhas rs).
Ser professora de vocês nos faz acreditar que nada limita um aluno com disposição a aprender. Idade, dificuldades, dores... e nem o tempo.
Ver pontas tão definidas, attittudes tão bem terminados, piruetas tão bem desenvolvidas nos fazem continuar acreditando que estamos no caminho certo.


Agradecemos pela vida de cada uma de vocês (Fally, Kelly. Lisa, Iohana e Gabi) e agradecemos a Deus o privilégio de serem nossas alunas. Em tudo Ele seja louvado.
Agradecemos também a M&M comunicação e Marketing pelo convite para a abertura de seu 1º Seminário.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ballerina [Dicas Livro Ana Botafogo]


Estamos em um momento muito legal para as alunas de clássico na escola.  Uma turma está iniciando o trabalho nas pontas! E, além disso, apresentações de fim de ano vêm aí (os preparativos começam desde cedo).
Então, decidi postar algumas dicas beeem legais do livro da Ana Botafogo.


Preparação para a cena:






"Bailarina clássica tem de estar muito bem penteada, não pode ter fio de cabelo caindo sobre a testa ou coque querendo despencar. O cabelo é primordial"


"(...)não é possível aparecer com marcas de maiô em cena. A maquiagem é um dos elementos da dança. Em todos os balés clássicos eu maquio todo o corpo, a fim de ficar com o tom de pele homongêneo. Dá trabalho, mas faz parte da magia do espetáculo."

"Não dispenso gel no cabelo, sempre molho o calcanhar da sapatilha internamente, para aderir melhor ao pé, raspo bem a sola, só corto o cetim da ponta das sapatilhas depois que ele se rasga e coloco tachinhas nas solas, quando acho necessário".

"Para a sapatilha ficar ainda mais resistente, coloco um pouquinho de verniz da ponta, por dentro"

"Nos balés românticos, uso uma calçinha de filó sobre a malha. Se é magia é magia, então devemos ser detalhistas."





Sapatilhas:

"Sempre existem sapatilhas que ficam bem no ponto que a gente gosta. Essas eu faço durar, ponho verniz, as mantenho limpas, conserto, ponho tachas. Quando se quer conservar uma boa sapatilha, é preciso "maquiá-la", porque só lavar não tira a sujeira. Eu passo tinta branca ou pancake."


Espero que tenham gostado.
Até a próxima!!!
=**


P.S.: Dicas retiradas do Livro "Na Ponta dos Pés" de Ana Botafogo


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Royal Academy of Dance






A Royal Academy of Dance é a maior organização de treinamento de professores de Ballet Clássico e também de exames. O objetivo da Academia é desenvolver os mais altos níveis de ensino.

A Royal Academy of Dance nasceu no Restaurante Trocadero, em Piccadilly, Londres, em 1920, no dia 31 de dezembro, de um encontro de eminentes bailarinos profissionais. Reunidos por Philip Richardson, editor da revista inglesa Dancing Times, o grupo incluía cinco grandes bailarinos Europeus: Adeline Genée, Tamara Karsavina, Lucia Cormani, Edouard Espinosa, e Phyllis Bedells.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Repetto Sapatilhas

Conheçam a Repetto e sonhem em conhecê-la.
Bailarinas, babem... rs.



E acreditam que ela quase chegou a falência???

Confiram a essa reportagem feita pela Globo News que mostra a história da loja Repetto, que tem lojas e fábrica em Paris e é a marca de sapatilhas preferida de ícones do balé como Nureyev e Barishnikov.

Atualmente a empresa investe na fabricação de outros modelos de calçado, que atende diferentes tipos de clientes. Saiba como a empresa fez para se reerguer.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1471838-7823-FAMOSA+FABRICA+DE+SAPATILHAS+RECONQUISTA+O+PRESTIGIO+DEPOIS+DE+QUASE+FALIR,00.html





A loja é relamente linda e sua história fantástica.

Quando eu for à Paris trarei as minhas sapatilhas Repetto :)

Ballet pra fazer em casa



Bailarin@s!!!

Sempre querendo levar tarefa de casa, e para aperfeiçoar a técnica aprendida na aula treinam em casa a maior parte dos movimentos (por disciplina e/ou por necessidade).
Encontrei um vídeo de treinos bem legal, feito pela coacher da Natalie Portman (Cisne Negro), que podem ser feitos em casa (como complemento da sua aula de ballet).
Tem de tudo e vale a pena variar. É importante trabalhar o físico dos bailarinos e isso me faz acreditar ainda mais que nenhuma academia traz esse resultado, pode ajudar, mas não é como os exercícios específicos do ballet para nos dar esse resultado tão almejado.

Sabe quando você tem um tempinho livre e pensa que poderia ocupá-lo com um pouco mais de dança? Então pegue o notebook e a sapatilha e se jogue no ballet!





Da coacher da Natalie Portman, para você também virar cisne, haha.

Não esqueça:
- manter costas e abdômem fortes, firmes, contraídos
- lembre-se da bacia (aproximar ísquios, fazer o giro da bacia, corrigir lordose)
- transferência de peso (nos tendus e passos de transição)
- en dehors e en dedans bem demarcados
- não economize na meia-ponta
- calcanhares para a frente
- sententar arco do pé
- não deixar cotovelos caídos na segunda posição de braços
- alongue-se
- pescoço comprido
- faça tudo com carinho, cuide do seu corpo

Espero de verdade que tenham gostado!!!

=**

terça-feira, 7 de junho de 2011

Relação Quadril-En Dehors


Muito se tem discutido sobre a postura correta da bailarina no que diz respeito aos ossos e musculatura do quadril.
Em todas as aulas a frase é repetida várias vezes: "encaixe o quadril". Simplesmente isso. Anos à fio contraindo o músculo do glúteo, imprimindo uma força desnecessária e sem nehuma explicação lógica, tensionando um músculo sem necessidade.
Os glúteos são músculos estabilizadores da bacia, se ficarem contraídos para manter o encaixe, vão prender as pernas. Porém de acordo com os professoras “old generation” com que estudei ainda na infância, essa contração ajudaria a obter o imprescindível en dehors. 

Ok! vamos por partes: primeiro o que quer dizer encaixar o quadril?
Fazer uma “rotação” dos ossos do quadril  empurrando o sacro para baixo e puxando o ilíaco pra cima, contraindo o músculo glúteo, os músculos abdominais, abrindo as costelas e projetando o tronco e o osso esterno para frente. Esta postura levou muitas bailarinas a desenvolver lordose, por conta da projeção exessiva do tronco. A coluna sempre busca uma compensação de peso para gerar equilíbrio ao nosso corpo, ou seja se expande demais para um lado pode saber que vai estar encurtando o outro.
Na minha opnião empurrar sacro e cóccix para baixo ajuda a alongar as costas, o que proporciona mais equilíbrio, também é importante promover uma aproximação dos ísquíos, o que aciona a musculatura do assoalho pélvico e libera os músculos rotadores do fêmur. Costumo recomendar ainda o acionamento dos músculos piramidais (região do baixo ventre), sem projetar o tronco para frente.


De acordo com o fisioterapeuta José Luiz Melo, em entrevista à Kerch&Kerch News: A principal musculatura responsável pelo en dehors, esta localizada profundamente nos quadris, abaixo dos glúteos, ligando a cabeça do fêmur às bordas do sacro e parte interna da bacia, mantendo intima ligação com o conjunto de músculos do assoalho pélvico (musculatura que forra o fundo da bacia), esta musculatura do assoalho pélvico, ou perínio, por sua vez, tem como uma ação secundária, a verticalização do Sacro. Portanto, para a musculatura do en dehors exercer sua função com eficiência, precisa que o  sacro esteja estabilizado e ligeiramente verticalizado pela musculatura do assoalho pélvico e de uma bacia e coluna lombar estabilizados pelos  abdominais, podemos concluir então, que para um trabalho eficiente do en dehors, deverá haver uma sincronia entre estes grupos musculares”.

No entanto deixar o fortalecimento da musculatura abdominal ficar ao encargo do encaixe do quadril (retroversão pélvica), contração isométrica dessa musculatura, é insuficiente para a manutenção do equilíbrio entre esses dois importantes grupos musculares, mantenedores da coluna lombar.
Ainda de acordo com Melo, é através do treino de ativação dos abdominais, em especial o músculo transverso,  em conjunto com o acionamento  do assoalho pélvico, é que o bailarino obtém uma estabilização da bacia, e isto vai permitir que as pernas rodem em en dehors, de modo mais eficaz, e esta mesma estabilização da bacia pelos abdominais dará a sensação de maior leveza nas pernas nos développés.


Ou seja este trabalho dos abdominais, deve ser complementar nas aulas de ballet e existem diversas séries de exercícios desenvolvidas especialmente para quem faz ballet, menos repetitivas e mais fluídas, trabalhando com isometria, mas também com seqüências.
Não se esqueçam ainda de trabalhar os dorsais, pois como já disse anteriormente o corpo está sempre buscando compensação para estabelecer equilíbrio, ou seja abdomen forte pede costas igualmente fortalecidas.




Referências:
http://kercheekerchenews.wordpress.com

Para as alunas que estão nas pontas...



Oi meninas!!!


Vocês já se surpreenderam vendo uma foto ou assistindo a algum video, no qual a bailarina joga todo o seu peso em cima da ponta ficando quase fora do chão, bem jogada pra frente, e se perguntaram "Como ela consegue fazer isso sem virar o pé!?" haha. 
Pois é. Isso é real, não é Kelly??? rs.

Basta fazer um exercício importante nas aulas de ponta: projetar ao máximo o peito do pé pra frente, colocando todo o peso ali e esticar bem o joelho.

Às vezes, chega sentir até um "click" na articulação. Isso pode ser bem visto quando fazemos plié com os pés paralelos, na ponta, deixando o peso cair em cima do peito do pé.

Dá medo de cair, de torcer o pé... E para não correr risco de se machucar, é fundamental manter os joelhos sempre esticados, em qualquer exercício!

Mas com o tempo, vai ficando mais fácil. Os exercícios para fortalecer e "avantajar" o peito do pé feitos com frequencia e disciplina irão ajudar a chegar nesse patamar que muitas alunas sonham para deixar a ponta perfeita :)

Aos bailarinos



Aos bailarinos em sala de aula:


- " Uma vez que se decide fazer dança com seriedade, tem-se que trabalhar arduamente o tempo todo, mesmo nas férias".
 
 - Nunca faça uma aula de ballet de cabelos soltos, ou presos como "rabo de cavalo". Não é apropriado, além de atrapalhar no desempenho. O aconselhável é fazer um coque.
 
 - Tente não se atrasar para chegar a aula. Além de tirar a concentração das outras alunas, pode não ser bom para você também, pois perderá os exercícios de aquecimento que são muito importantes.
 
 - Não entre no meio da aula sem pedir licença, um bailarino precisa ser disciplinado, até mesmo porque precisa saber como se portar eventualmente quando for fazer cursos com outros professores.
 
 - Procure não faltar a aula.
 
 - Trabalhar de maneira disciplinada não só ajudará você a conseguir muitos progressos na dança, mas também servirá de apoio em outras áreas de estudo, preparando-o, de um modo geral, para a vida no futuro.

Nos palcos:

 - Sempre, em qualquer dança, se alongue antes de entrar no palco.
 
 - Lembre-se que, enquanto você não está dançando, outras pessoas podem estar.
 
 - Não esqueça de sorrir. Mostre que você está dançando por prazer, que dançando você se sente feliz. Uma bailarina séria tira toda a graça e suavidade da dança.
 
 - Antes de arrumar sua bolsa, faça uma lista para não esquecer nenhum acessório.
 
 - Nunca se esqueça de conferir sua roupa, sapatilha e cabelo antes de entrar no palco.
 
 - Uma boa bailarina nunca dança com brincos, anéis, colares e esmaltes escuros, a não ser que esses acessórios façam parte da fantasia.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Apresentação Dançarte

Nossas alunas se apresentarão dia 18/06 no auditório da FAMA na abertura do Seminário "A Qualidade do Atendimento em Saúde"
As alunas Fally, Lisa, Kelly e Iohana apresentarão o ballet contemporâneo "Carmen".
E as alunas Suêile, Jéssica. Priscilla e Luana apresentarão "Esmeralda"

domingo, 5 de junho de 2011

Conexão Dança - parte 1


Aconteceu em São Luís, Maranhão a terceira edição do Conexão Dança Contemporânea. De 28 de maio a 04 de junho, a belissima Ilha foi palco para oficinas, mostras, encontros e conversas sobre Dança Contemporânea. Com professores altamente capacitados e Companhias de Dança de muito talento e técnica.
A professora Márcia Gabriela esteve presente em mais uma edição. Hospedada na pousada Portas da Amazônia, onde estavam os preletores e também staff do evento, teve um maior contato com todos do Conexão.



Thereza Rocha de fortaleza-CE ministro a oficina teórica: O que é Danla Contemporânea, na qual fez uma abordagem crítica do conceito de dança contemporânea a partir de mostragens em DVD de sua produção nacional e internacional e de seu dimensionamento histórico/estético no perscurso da dança no século XX.


A oficina de Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira foi uma vivência prática dos procedimentos de pesquisa adotados e desenvolvidos pela Cia que leva os seus nomes, utilizando como ponto de partida suas referências nos processos de construção de suas composições coreográficas, buscando um entendimento teórico-prático da dança que a dupla vem desenvolvendo. esta pesquisa é resultado da confluência entre a dança popular brasileira, o balé clássico e a dança contemporânea.


No próximo post a continuação das oficinas feitas pela Prof. Márcia Gabriela, os espetáculos apresentados e a experiência com outras pessoas que participaram do evento.