O Artigo abaixo foi escrito pela professora Márcia Gabriela e publicado na Revista Saúde deste mês. A Revista Saúde é uma publicação do grupo M&M Comunicação e Marketing.
A Professora Márcia Gabriela assina a coluna "Corpo em Movimento" da Revista Saúde, que tem distribuição no Estado do Maranhão.
“Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano, aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você”.
A citação de Santo Agostinho nos dá uma idéia de que a dança atraiu as gerações passadas. A necessidade do ser humano de buscar na dança algo mais que um entretenimento nos mostra que a dança continua a ser uma forte opção de exercício até as gerações mais contemporâneas.
Praticantes e inclusive os profissionais de saúde exaltam os seus benefícios. A fisiatra Cláudia Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, revela que a medicina realmente recomenda a dança, justamente por ser uma atividade prazerosa e capaz de proporcionar um condicionamento físico muito bom. ‘Além dos inúmeros benefícios, a dança conta com os efeitos psicossociais, já que possibilita um aumento do convívio social, podendo ajudar a desinibir, além de relaxar’, enfatiza a fisiatra.
A dança é uma atividade extremamente prazerosa. Quando você dança, libera a endorfina, o hormônio da felicidade. É muito mais fácil alcançar os objetivos quando você faz alguma coisa com prazer.
A dança em si, traz muitos
benefícios para o corpo e também para a mente. É considerada uma forma de expressão, uma atividade que vai além do exercitar-se.
A primeira coisa que podemos
destacar é o trabalho com todo o corpo, fortalecendo os músculos, queimando calorias, de uma forma bem divertida e não tanto cansativa. Muitas pessoas preferem a dança à musculação, pois não é tão monótono, além de ficar com um corpo trabalhado.
Normalmente a dança proporciona flexibilidade, autoconfiança, elasticidade, além de muitas outras coisas, como prevenir o envelhecimento precoce. Isso sem contar que é possível ajudar no relacionamento, as pessoas ficam mais confiantes, conseguem se expressar
melhor, além de conhecer várias culturas. Outro beneficio muito importante é a resistência física, pois a dança exige muito do corpo, melhorando o sistema cardiovascular e a capacidade pulmonar. A dança também ajuda a fortalecer os ossos, evitando casos de osteoporose. A dança aumenta a disposição do praticante, os benefícios são os melhores possíveis.
Com o auxílio da coreografia, o aluno aprende o ritmo, descobrindo novas possibilidades em seu próprio corpo. A dança, que está nas festas, nas ruas e até em quem não sabe dançar, traz a mistura da arte e do exercício físico, que pode agregar saúde, bem-estar e conhecimento do corpo a quem pratica.
A dança como uma atividade física resulta em grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. É uma atividade aeróbica e focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da atividade. Trabalha a frequência cardíaca, musculatura esquelética e articulações, podendo ser uma boa aliada para se perder peso.
Uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias. Dependendo do tipo e intensidade do movimento, até mais.
A busca por uma escola especializada é necessária, pois a cobrança em torno da modalidade escolhida e o programa de aula será executado de maneira mais intensa e específica para a necessidade de cada aluno. Além disso, o aluno será acompanhando por uma profissional da área, o que é muitíssimo importante, pois é preciso tomar alguns cuidados durante a aula de dança, para evitar dores nos joelhos, coluna e tendinites, já que a atividade provoca um movimento repetitivo nas articulações.
A importância do alongamento, feito antes e depois das aulas, serve para o preparo do corpo. Após as atividades o alongamento é de menor intensidade com o objetivo de relaxamento muscular. Se a prática da dança for muito intensa, exigindo horas de dedicação e mais de duas vezes na semana, é recomendada uma preparação da musculatura e do condicionamento. Fora isto, a dança pode ser praticada por pessoas de todas as idades e perfis.
A dança aumenta a disposição e os benefícios são os melhores possíveis. Então não perca mais tempo. A dança vai trazer muitos benefícios para a sua saúde. Dê preferência a uma escola especializada e tenha prazer em exercitar-se. Você só tem a ganhar.
Márcia Gabriela
Professora de Dança
Especializada em Ballet Clássico e Dança Contemporânea