segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alongamento e Flexibilidade



A flexibilidade é muito importante para todos os tipos de dança.
 
As analises fisiológicas e biomecânicas são unânimes em mostrar as vantagens do alongamento. Ele deve fazer parte de todo o processo de aquecimento.Os alongamentos preparam a musculatura para haver melhor desempenho. Permitem que as articulações tenham maior flexibilidade na execução dos movimentos. Para prevenção de lesões musculares (contraturas e distensões).


O ideal é que todos os grupos musculares do corpo humano sejam alongados previamente (antes) ao exercício, com atenção maior para aqueles grupos musculares mais envolvidos na atividade que será feita.

Geralmente, a cada movimento da dança pode ser melhorada através do aumento flexibilidade.
A única maneira de melhorar a flexibilidade, no entanto, é fazer alongamento.

Há muitas formas para melhorar o seu alongamento. A primeira forma parece simples, mas não é fácil de fazer… você precisa se alongar todos os dias.
Não somente nas aulas de dança você deve se alongar, mas você deve realizar algum tipo de alongamento todos os dias, até mesmo ao acordar pela manhã ou antes de ir para a cama à noite.O alongamento precisa ser uma rotina na vida de uma bailarina.
Com o alongamento, é melhor mais do que menos. (Claro, nunca se alongar até doer, e nunca forçar uma extensão até uma lesão). 

Quanto as aberturas, estas realmente vão levar tempo. Uma abertura nunca deve ser forçada,a fim de descer até o chão, você tem que ganhar flexibilidade em suas limitações, bem como a sua volta.
Concentre-se em relaxar a área que você está alongando, empurrar lenta e suavemente.
Um grande momento para se alongar é depois da aula, depois que você está aquecido. Os músculos estão mais receptivos ao alongamento após serem aquecidos. Use esse tempo a sua vantagem. Você ficará surpreso com o quanto que isso vai ajudar a sua flexibilidade.
Por último, não tente comparar a sua flexibilidade com a de outras bailarinas. Algumas pessoas parecem ser naturalmente mais flexíveis do que outros, sem tanto esforço. Com um pouco de auto-disciplina, no entanto, você também terá a sua abertura. 


Existem algumas regras e precauções básicas que devem ser observadas:

  • Para quem não está acostumado, é preciso começar com cautela e deixar que esse alongamento seja progressivo (aos poucos) no decorrer dos dias;
  • O exesso de alongamento pode se tornar perigoso e ao invés de dificultar o aparecimento de lesões pode até provocá-las;
  • É conveniente que após a prática da atividade física os exercícios de alongamento também sejam feitos.

     Muitas pessoas confudem alongamento com flexibilidade, mas devemos atentar para a diferença entre os dois. Onde flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimentos, ou seja, o grau de amplitude em que uma estrutura pode se afastar da outra. Já o alongamento pode ser definido como qualquer exercício que tem por objetivo alongar (esticar) estruturas musculares, tendões, etc, e, portanto, aumentar a amplitude de movimentos. Então com as definições acima, podemos dizer que o alongamento é o meio para desenvolver a flexibilidade.


2 comentários:

  1. Confesso,, eu tenho preguiça de me alongar...
    e por causa disso por mtas vezes eu acabo me machucando, :(, eu tenho q mudar essa história!! haha...

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por qlqr tipo de dança, me sinto hiper bem qndo me alongo e me deixo levar pela musica. Mas mtas vezes, por preguiça, fico dias sem me alongar e qndo decido meus músculos e nervos doem mtoo aí acabo forçando um pouco.
    Gostaria de saber um pouco mais de vocês e se possível me passar algumas dicas de alongamento.
    Obrigada... Até mais.

    ResponderExcluir