Este ano fomo convidados pela Edna Ventura, presidente da Academia Imperatrizense de Letras, para fazer a abertura do Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP.
Para nós foi uma honra muito grande fazer parte deste evento tão grandioso que tem como objetivo principal o incetivo da leitura.
A apresentação de abertura, que teve como tema "Diversidade Cultural" foi o foco de nossa coreografia, música e figurinos. Retratamos a alienação do indivíduo que é liberto pelo conhecimento e valorização de sua cultura. ritmos como samba, frevo, afro foram mesclados com o ballet, break e dança contemporânea.
A pantomina e o teatro também fizeram parte do enredo. Um espaço adequado foi montado pela própria Escola Dançarte, afim de dar estrutura para os 7 bailarinos.
Além da apresentação na Abertura do Salimp, outras atividades foram realizadas durante o Salão do Livro.
No Café Literário, a diretora da Escola Dançarte, Márcia Gabriela Mota, falou em sua palestra "Interfaces entre Dança e Literatura" da relação que o ballet clássico, como outras danças têm com os livros. Apresentou seus espetáculos realizados, todos tendo como enredo uma história literária. A palestra contou com um ótimo público, que participou com perguntas e sorteio de brindes.
Na Arena Multicultural, nossos bailarinos apresentaram a Suíte Dom Quixote, fragmentos do Espetáculo realizado em novembro. A Arena Multicultural estava superlotada e todos aplaudiram com muito vigor cada entrada dos bailarinos e bailarinas.
O público do Salimp também pode prestigiar durante todo o evento nossa Exposição Fotográfica "O Corpo diz o que as palavras não podem dizer". Fotografias de nossas bailarinas e bailarinos em um ensaio fotográfico realizado especialmente para esta exposição e fotos do repertório Dom Quixote.
O Salimp 2013 foi um momento muito importante para nossa escola.
Agradecemos a Academia Imperatrizense de Letras pela oportunidade e por confiarem em nosso trabalho. Até o próximo Salão do Livro.